segunda-feira, 20 de maio de 2013

Segunda paixão: computadores!!

Esta coleção iniciou na minha vida um pouco mais tarde, há cerca de um ano e meio, mas na verdade já estava há mais tempo na minha cabeça. Explico: eu comprei no passado (mais de 20 anos) alguns computadores que na época não eram tão antigos, e também alguns outros que eu utilizava, e estavam guardados na casa dos meus pais em RO.

Foto do CP500 (esquerda), CP400 (direita) e do processador 8088 do IBM PC XT (primeiro PC a ser fabricado comercialmente).

Em 2012, numa viagem de férias por lá, acabei por despertar essa paixão, que já estava presente, mas aguardando para ser curtida. Comecei a pesquisar e descobri que muita coisa já havia virado verdadeiras raridades, e na mesma rapidez que novos equipamentos entram em circulação, os antigos vão se tornando objetos de colecionadores.

E mundialmente falando, é impressionante a quantidade de pessoas, sites, museus e material dedicados a este tipo de coleção, tratados pelo termo "retro-computação". Nos Estados Unidos então, é uma coisa fora do controle. Só para citar um exemplo, o Apple Lisa, o primeiro computador criado por Steve Jobs com interface gráfica e mouse em 1983, vale por lá cerca de U$25mil (em estado impecável, claro!).

Apple Lisa - mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Lisa

Claro, nem tudo em informática tem valor tão alto. No caso do Apple Lisa estou falando de algo com poucas unidades produzidas e com um valor colecionável inquestionável, pois trata do nascimento de vários conceitos, mas é apenas para se ter uma ideia de como esse mundo é fantástico!

Eu tenho muita coisa adquirida principalmente neste último ano e meio, pois toda coleção precisa de uma base. Alguns ganhei, outros foram verdadeiras pechinchas, outros paguei o preço que valiam, e eu sofro sempre que vejo aquelas ações das prefeituras e governo para as pessoas descartarem seus materiais de informática, pois ao invés de preservar a história, muita coisa acaba indo para a reciclagem.

MSX Hotbit e gravador/leitor - programas em fita cassete e cartuchos

Portanto, se você tiver algum material realmente antigo, quer se desfazer ou quer vê-lo preservado, existem várias formas de fazer isso! Claro que muita coisa mais moderna (estou falando de 15-20 anos para trás) foi produzida em tanta quantidade que não tem valor agora e provavelmente não terá muito valor no futuro. E também tem muita coisa que realmente precisa ir para o descarte. Não sou contra não! Apenas é preciso separar o que realmente deve ser preservado do que deve ser descartado.

Mas a regra é simples: quanto menor a quantidade produzida, maior valor tem. O que se coleciona são os primórdios da informática (meados da década de 70 até metade da década de 90). Época em que tudo era mais difícil e complicado. Ter um micro em casa realmente custava dinheiro, e as pessoas as vezes não sabiam nem o que fazer com ele, pois as interfaces eram simples demais, e era preciso saber pelo menos um pouco de programação para usar.

PC 386 DX40 rodando Windows 3.0 e PC 486 DX266 rodando Windows 3.11

Por outro lado, não é fácil colocar um equipamento destes novamente em funcionamento. Alguns sofrem pela oxidação da parte eletrônica, outros tem as placas internas corroídas por alguns componentes que vazam internamente, outros precisam de circuitos difíceis de encontrar (e normalmente são de estoques antigos, não mais produzidos), e precisam passar por uma boa inspeção, limpeza e paciência. Isso sem falar nos softwares e como tudo era diferente.

Apenas para entender melhor a dificuldade, é como você que utiliza Windows 7 tentar passar a usar o  Windows 3.0 ou pior, o MS-DOS no seu dia a dia. Sua mente precisa voltar ao passado e se adequar a um mundo novo velho e bem diferente. Mas o prazer ao vê-los funcionar novamente é difícil de descrever, pelo menos para quem gosta!!

O assunto é extenso. Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário