sábado, 1 de junho de 2013

Onde encontrar produtos vintage

Sempre me perguntam onde encontrar algum produto, seja vintage, retrô, para decoração, coleção, ou até mesmo para uso pessoal. Porém, antes de entrar no assunto diretamente, cabe uma breve explanação destes termos, pois sempre há muita confusão.

Vintage é algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Está mais relacionado as décadas de 20 a 60, e era utilizado para indicar ítens de vestuário, calçados, mobiliário e peças decorativas. Com o tempo passou a ser usado para designar um produto antigo de qualquer natureza, mas ainda assim significando a classe e a antiguidade do produto. Retrô já tem um significado diferente, e apesar da palavra lembrar o passado - "para trás", designa algo fabricado atualmente, mas com o estilo no passado, ou releitura de algo feito antigamente. Na minha opinião, não há muita distinção. Produtos antigos são vendidos como retrô e outros recém fabricados como vintage. Esta confusão é causada pela similaridade das palavras.

Mas o assunto deste post é passar algumas dicas de onde encontrar produtos vintage ou retrô (!) seja para decoração, para uso ou mesmo para coleção, como é o meu foco. Existem diversas formas, e o meu canal preferido ainda é a Internet. Através dela consegui bons contatos, amizades e muitas histórias, algumas marcantes e outras sem final feliz, e hoje vou tratar deste canal de compras.

O principal deles é o Mercado Livre. Sou usuário desde o ano 2000, já comprei e vendi muita coisa através dele, e na época lembro de outros, como o Arremate, IBazar e Lokau , mas o Mercado Livre (ML) tomou conta e comprou todos (o último, Arremate, em 2005), afiliou-se ao Ebay, e por um tempo reinou absoluto na internet.


A principal questão envolvida quando o assunto é compra virtual é a segurança. Neste tipo de site você compra direto de outras pessoas ou empresas, o site apenas faz a intermediação da negociação. Para comprar no passado era na base da confiança, e por isso mesmo, o site tinha e tem pontuações que após você finalizar um negócio deve votar no usuário que te vendeu. Essa pontuação é que gerava a segurança, e só.  Eu por exemplo, tenho mais de 500 pontos positivos, o que significa que fiz essa quantidade de negociações desde o ano 2000 sem nunca ter um ponto negativo (seja comprando ou vendendo), comprovando que "é seguro" negociar com meu usuário.

Atualmente existem outras formas e você tem mais segurança, que é utilizar o Mercado Pago, espécie de garantidor da negociação, assim como o Pag Seguro.O dinheiro só é liberado para quem vendeu se você votar positivo após receber o produto. Do contrário, você pode solicitar intermediação e o ML ajuda a resolver o problema e até devolver o seu dinheiro. Isso é bonito na teoria. Na prática demora para resolver, você se estressa, mas no fim, se tudo der certo você irá conseguir resolver. De preferência espero que você nunca precise utilizar estes meios, portanto, antes de comprar, sempre pesquise bem a pontuação e o passado do vendedor. Veja os comentários que as pessoas fazem, principalmente de negociações recentes.


Atualmente existem vários outros sites de compra, como o OLX, Bom Negócio, Que Barato, etc., porém estes, como eles mesmos proclamam, servem para negociar produtos na sua região, ou no seu estado. Você pode pesquisar no País todo, porém não há garantias. O site somente faz a parte dele de permitir anúncios gratuitos. O restante é entre você e o vendedor. Não existe pontuação ou outro tipo de segurança, portanto nestes sites vale o bom senso e também que o produto seja retirado em mãos para assegurar a confiança. Eu quando compro nestes sites costumo negociar da seguinte forma: se o produto custa R$ 100,00 deposito 50% do valor + frete e quando o produto chega deposito o restante. Pelo menos o risco fica para ambas as partes.


Outra modalidade são sites de leilões de empresas, onde você pode comprar diversos produtos, desde imóveis, carros até produtos de empresas desativadas, apreendidos em leilões, etc. São empresas de leilões oficiais e você compra com segurança, porém na maioria dos casos você deve retirar os produtos localmente, e não são enviados por Correio ou Transportadora. Você compra e fica responsável pela retirada dos bens no local onde eles indicam que estão os produtos. Eles podem inclusive ser vistoriados e visitados antes do lance, porém a maioria ainda está em SP. Como exemplo, temos a Sold Leilões, Tegmax e Best.


Uma outra fonte de compra pela internet, e que eu gosto muito, é o Ebay - espécie de Mercado Livre presente em toda a América do Norte, Central e em vários países da Europa e Ásia. Eu já comprei e compro muita coisa por lá. É relativamente simples, porém antes de comprar é necessário perguntar ao vendedor se envia ao Brasil e também o valor do frete, que dependendo do produto, inviabiliza a compra. É preciso também se atentar que qualquer produto acima de U$50 pode ser taxado quando passar na Receita Federal. Se for taxado, você pagará 60% de imposto sobre o valor do produto + frete. Assim, se você comprou algo que custou U$40 e pagou mais U$30 de frete, pode haver cobrança de imposto sobre os U$70 (infelizmente) e não somente sobre os U$40. Em uma conta simples, neste exemplo o imposto pode chegar a U$42 e um produto que você pensou comprar barato (U$40) pode vir a custar mais de U$112.


Não há uma lógica. Já comprei produtos de mais de U$150 que não foram taxados (talvez porque a caixa era pequena e o produto leve?) e outro de U$55 que foi cobrado o imposto. Tampouco importa se o produto é novo ou usado. Já trouxe rádios pesados, por exemplo, sem muito valor comercial que foram taxados como também já recebi um bem raro (mas que era leve) que não foi taxado. O fato é que quando você começa a "fuçar" no Ebay vê tanta coisa maravilhosa sendo vendida, que fica difícil não ser arriscar um pouco mais. E quando você vê que funciona, apesar de demorar entre 15 a 30 dias, fica sempre aquela vontade de comprar mais.

Existem ainda lojas que vendem direto pela internet e também fisicamente. Neste caso são casas especializadas e que sabem o valor do produto, o que pode encarecer um pouco mais um determinado item que você esteja querendo, porém são seguras e confiáveis. Nesta onda, estão surgindo várias. Aqui mesmo em Curitiba descobri duas nos últimos meses (Caçadores de Relíquia Curityba e Nova Garagem), e já as visitei. Tem produtos com preços bem em conta e outros que por uma questão de modismo estão totalmente fora do mercado (Video Game Atari por R$400!!). O negócio é procurar bem e sempre pechinchar, pois as margens são grandes.


Para finalizar este post, existem outras formas de comprar via internet, como por exemplo, participar de listas de discussões específicas para o produto que você tem interesse, pois como todos estão reunidos em torno de um mesmo tema e como não tem comissões a serem pagas, o preço pode ser muito bom. Facebook também é utilizado, contatos com pessoas do ramo ou que você já comprou pela internet ou ainda Blogs direcionados aquele tipo de produto que você tem interesse.

Com um pouco de paciência, boas pesquisas e sorte você encontra muita coisa interessante pela internet. Se tiver dúvidas ou quer uma opinião sobre determinado item, fique a vontade para perguntar por email ou nos comentários abaixo. Boas compras!!

2 comentários:

  1. Vamos usar o ebay para comprar um macbook pro para mim!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha engraçadinha!! Neste caso vão cobrar 60% de imposto sem dó!!! infelizmente!

    ResponderExcluir