sexta-feira, 12 de julho de 2013

Super 8

Semana passada um amigo me presenteou com um micro computador 8 bits antigo, um TK 85 produzido a partir de 1983 pela Microdigital (produto nacional), e enquanto conversávamos, ele comentou de alguns produtos que tinha em casa, como relógios de mesa, cucos, piano, TV´s, etc.

Disse que entre estes produtos estava uma antiga filmadora Super 8 com alguns rolos de filme, e hoje resolvi dar uma passada em sua casa para verificar. Fiquei impressionado, pois estava em perfeito estado, com sua bolsa (com a silica gel dentro!), filmes e bateria. Claro que aproveitei para comprar, e fui presenteado com alguns rolos de filme lacrados, além de um relógio de avião em ótimo estado!

Filmadora Sankyo CM300

Filme inserido na filmadora 

Pesquisando sobre o produto (filmadora), pois sempre gosto de saber detalhes sobre as coisas que tenho na coleção, descobri que este formato de vídeo foi implementado em 1965 pela Kodak, como aperfeiçoamento ao 8 mm original. O nome Super 8 vem da largura do filme (8 mm!), e também porque ele tinha furos menores (prendem o filme no carretel) que o original e permitem um aproveitamento melhor, dando mais qualidade à imagem.

Detalhes: zoom, foco manual, bateria integrada na base

Na frente, o gatilho para filmar (e comandos de retrocesso e avanço)

O rolo do filme é um cartucho plástico com dois compartimentos, um para o filme virgem e outro que armazena a parte gravada. Era uma alternativa bem mais em conta aos tradicionais equipamentos da época, e por isso mesmo, se tornou muito popular entre as décadas de 70 a 80 principalmente entre estudantes, cineastas "amadores", no uso doméstico, viagens e entre famílias. No final dos anos 80 e início dos 90 com a popularização dos filmes (e das câmeras) em formato VHS (com qualidade superior), o Super 8 foi sendo aposentado, mas ainda é utilizado em alguns comerciais, video-clipes, e outros tipos de produção para dar um aspecto "vintage".

Cartucho de filme Super 8

Diferenças entre o Super 8 e o 8 mm original 

Caso você tenha ficado curioso, existe um filme chamado exatamente "Super 8", uma ficção científica de J.J.Abrams e Steven Spielberg de 2011 que é show. Ele conta a história de seis garotos, no verão de 1979, que testemunham uma colisão entre um trem e uma caminhonete enquanto estão tentando fazer um filme com uma câmera Super 8. O filme é muito divertido e tem um desfecho bem diferente. Recomendado para todas as idades.


* Algumas fotos foram retiradas da Internet - Wikipédia

4 comentários:

  1. Esse filme é legal, mas é bem infantil... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh.. eu gostei.. o começo não parece nada infantil... kkkk

      Excluir
    2. Olá, amigo! O universo das "super 8" é fascinante! Tenho uma Canon japonesa! Por sinal, vc ainda possui os cartuchos? Está disposto a vender? Sabe de alguém que possui? Estou desesperado atrás de alguns, pois sou produtor audiovisual e estou trabalhando num projeto pessoal em filme 8mm! Abração!

      Excluir
    3. Amigo, desculpe a demora na resposta. Viajei bastante nesse período e agora que estou atualizando o blog. Vi alguns filmes virgens no Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br). Digite na busca "filme para super 8". Vão aparecer alguns. Eu tenho uns 4 carretéis, mas precisei enviar para a casa dos meus pais em RO, onde tenho um depósito, e será difícil encontrar se eu não for pessoalmente lá. Abraços.

      Excluir