terça-feira, 29 de outubro de 2013

Tecnologia ontem, hoje... sempre!!

Estive pensando neste final de semana nas modernidades e facilidades de uso de diversos equipamentos eletrônicos e o quanto evoluímos nas últimas décadas (vamos falar mais das quatro últimas). Eu posso dizer que sempre fui muito antenado em tecnologia, e infelizmente, nunca conseguimos acompanhar tantas evoluções. O post de hoje trata justamente de um dos entretenimentos preferidos: Áudio e Vídeo nas TV´s.

No passado (bem passado) a diferença maior era ter TV preto e branco ou colorida (quanta evolução deve ter sido na época)!! Depois as com sintonizador que você precisava ficar girando parar ajustar a imagem e as que você só apertava botões. E o que falar dos vários sistemas diferentes PAL-M, PAL-N, NTSC, SECAM.. Se você comprava algo nos EUA, para usar aqui tinha que comprar um conversor. E o que falar de quando partimos de 13 canais em VHF para mais de 100 em UHF? E controle remoto, TV a cabo, TV via satélite, tubos de imagem gigantes... até chegarmos nas telas finas de Plasma, LCD e LED, e finalmente a qualidade de imagem HD e 3D das tv´s mais atuais.

TV de "tubo de raios catódicos"

Dei este exemplo para chegar no ponto crucial que vivemos atualmente, onde "a conectividade" tomou conta de todos os equipamentos, e as facilidades de uso são cada vez maiores.

Nestas minhas férias trouxe dos EUA um aparelho, parecido com Google TV e Apple TV, mas com funcionalidades diferentes. Chama "Roku". Comprei um modelo intermediário por menos de U$70. Imagem em HD, canais e conteúdo de diversos países do mundo, emissoras de rádios, muitos canais de áudio, e possibilidades infinitas de compra de séries, filmes, programação, canais e mais uma infinidade de combinações sem sair do sofá, tudo pelo controle remoto.
Roku 2

A integração que este único aparelho proporcionou é incrível. Com ele, além do acesso aos canais  pela Internet (alguns com mensalidade, outros não), tem a integração de todas as mídias (fotos, vídeos, músicas) presentes em minha rede residencial. Vídeos que estão no PC do escritório, fotos que estão no Notebook, áudios do Ipad ou Iphone, enfim, tudo disponível na palma da mão (num controle remoto de poucas teclas).

E mais, com ele posso escolher na tela do Ipad (ou na própria TV) onde quero assistir, se na TV da sala, do quarto ou no próprio Ipad (Iphone). Manda-se o comando e ele começa a executar os arquivos. Se tiver legenda, elas são carregadas. Eu, acostumado com a tecnologia, me surpreendi muito com tudo isso!

Controle Remoto do Roku
Mas para toda essa integração é necessário estar tudo ligado em rede (pode ser via Wi-Fi ou Cabos), inclusive a TV, o Home Theater, o Ipad, os computadores e tudo o que quiser integrar.

Mais recente, descobri um pequeno dispositivo, que é um computador um pouco maior que um Pen Drive USB, onde você conecta na entrada da sua TV, e mesmo as antigas de tubo podem ter acesso a internet e todas as funcionalidades acima.
Mini PC - Android

 O segredo está neste pequeno aparelho, que conecta-se na Wi-fi e com sistema Android embutido, funciona como um verdadeiro computador, levando a integração para as TV´s mais antigas. Você pode anexar um pequeno teclado com mouse (bluetooh) e controlar de sua cama todo o conteúdo, inclusive sua rede local, internet, jogos, etc. Quanto custa? Os modelos mais em conta saem por menos de R$ 230 e o teclado por cerca de R$80!!

Teclado e Mouse Bluetooh para Mini PC Android

Com tudo isso, quem ganha somos nós, com muita informação, diversão e boas horas de saudosismo, pois muitos canais internacionais transmitem séries e filmes antigos que com certeza, apesar da tecnologia, nos fazem voltar no tempo. É... mas nem tudo é perfeito... tem gente que não gostou muito...

Site: http://humorhub.net/cat-tv/


Um comentário:

  1. REALMENTE...NEM TODOS GOSTARAM...HAHAHAHA...O SEBASTIAN ADORARIA DORMIR EM CIMA DE UMA TV DE TUBO...QUENTINHA!!! =D NO MAIS...ROKU É MUITO BOM NOS NOSSOS CANAIS DE MUSICAS!!!

    ResponderExcluir