quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 5

Voltando a saga do Apple 1, procurei no Mercado Livre e em várias lojas de eletrônica on line e infelizmente não encontrei os 74161 sem letra.

Assim, parti para outras opções, e consegui alguns 74161AN na Supricompel (no Mercado Livre). Chegaram até rápido, primeiramente testei todos com o aparelho, e como estavam 100%, troquei na placa. Vamos ao teste de fogo mais uma vez, e infelizmente, a tela permaneceu igual. 

Portanto tinha mais algum culpado, e ai resolvi procurar um pouco na internet para ver se mais pessoas tinham problemas semelhantes. Numa destas buscas me deparei com o site AppleFritter (https://www.applefritter.com/) que tem uma comunidade de apaixonados pelas linhas Apple (I, II, Lisa, etc). Lembro que no passado distante já fiz muitas buscas em fóruns desse site, e sempe tem muita informação.

Eles tem fóruns dedicados para cada linha e para minha supresa, um usuário estava com o mesmo problema!! Tela parecida (caracter diferente), mesmo padrão e tipo de defeito, e o melhor, era postagem recente. Alguns dos usuários master deste site são pessoas que participaram do desenvolvimento do kit, então a chance de solução era alta. Um deles, Corey986 é um dos especialistas quando se trata de Apple 1 e já estava ajudando o outro colega. Ele também ainda tem a venda placas mãe, placas do cassete, etc, e um site bem bacana que recomendo o acesso (http://www.myapplecomputer.net/index.html).

O tópico com essa discussão sobre onde esta o problema com a tela inicial do Apple 1 - seção de vídeo - está disponível neste link https://www.applefritter.com/content/apple-1-replica-bootupdisplay-problem

Este mesmo usuário comentou que detectou um 2519B com problema e que ia trocar, além de alguns 2504V. Nesse meio tempo lá fui eu pesquisar novamente, principalmente na minha fonte anterior, o Ebay. Fiz algumas buscas, encontrei algumas opções e resolvi, porque não, pesquisar no Mercado Livre. Nem acreditei, mas um usuário aqui do Brasil tem mais de 15.000 chips antigos, e tinha justamente o 2519B e melhor, com data de 1976!!

Mantive contato com o mesmo durante uns 1 semana mandando perguntas sobre o chip, pois não tinham as fotos e quando ele colocou fiquei feliz em saber que era exatamente o que eu procurava. Resolvi perguntar se não tinha o tal do 2513 - Gerador de Caracteres que tive muita dificuldade em comprar, e após alguns dias, lá estava o SIM que eu esperava, e com fotos.

Apenas para esclarecer, sempre desconfiei deste substituto que eu tinha encontrado no Ebay. Sempre quis usar um original RO3-2513 da Rohs, e eis que ele estava disponível no Brasil. Incrível. Este vendedor (MVTECH Brasil) é especializado em componentes "hard to find" para as indústrias aeronáuticas, equipamentos médicos, etc e em apenas 2 dias recebi os 2519 e 2513. Não foi muito barato, aproximadamente R$120 com frete, mas só de saber que não ia ter que esperar um ou dois meses isso me animou muito.

O resultado da troca do 2513 esta abaixo nestas duas telas. A tela inicial, quando você coloca somente os chips relacionados ao vídeo devem ser _ e @ que ficam piscando.

Tela de boot após a troca do 2513

Tela ok porém com alguma "sujeira" provocada pelo caracter [

Desta vez o boot foi parecido com o indicado no manual, com _@ piscando, porém alguma sujeira ainda ficou na tela com os [ aparecendo. Desliguei e liguei algumas vezes para ver se o problema sumia, mas permaneceu ali, sempre na mesma posição. Mas de qualquer forma, foi uma grande evolução!

Resolvi então dar o comando de clear screen, e desta vez ficou somente o cursor @ piscando com o restante da tela limpa, como informa o manual. Aproveitei para  postar no fórum do AppleFritter que aparentemente o problema se resolvia com a troca do 2513.

Com o clear screen tela ficou como deveria

Acredito que agora tivemos uma boa evolução, e a idéia nos próximos dias é testar alguns chips, sem ser os TTL´s, pois sempre comprei mais de um para a mesma posição, com raras exceções (como o próprio 2513 e o 6820). 

Novidades nos próximos dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário