sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 7

Atualização rápida.

Recebi o conector edge dos EUA, encaixou perfeitamente e já soldei na placa.

Recebi também a placa da ACI (conecta um gravador K7 no Apple I) do Corey. Veio super rápido e direto, sem cobrança adicionais. Agora estou procurando alguns componentes que faltam, entre eles um TTL 74LS10 (simples) e os transistor MPF3704 (que já tive dificuldade em conseguir - utilizado na saída de vídeo do A1).

A decepção desta vez ficou por conta das memórias MK4096. No passado (idos de 2013/2014) eu comprei no Ebay 16 memórias utilizadas no A1 e nunca tinha nem aberto o pacote. Para minha surpresa, elas são 4096 mas na quantidade de bytes de memória, não no modelo (kkkkkkk). Enfim, são maiores na pinagem, não bate nada com nada e tive que voltar a caça.

Encontrei no ML em SP 26 memórias Mostek MK4096 (originais!) e efetuei a compra. Recebi essa semana... nenhuma funcionou (testei com o testador do Trucco). Todas com defeito e irei devolver. Estas memórias são suscetíveis a estática e provavelmente por terem ficado tanto tempo guardadas, já eram.

No Brasil não tem outras opções. No Ebay tem uns malucos vendendo as originais por uma fortuna, e então parti para as MK4027 também da Mostek e produzidas no mesmo período das 4096 (além de totalmente compatíveis). Comprei 20 por U$38 mas tive que enviar para meu endereço nos EUA para redespachar, já que o vendedor não enviava ao Brasil, mas garantiu o funcionamento.

Mostek MK4027 em substituição as MK4096

Agora é esperar mais 30-60 dias até chegar. Até lá não há o que fazer para continuar os testes, já que as memórias são primordiais para a próxima fase. Todos os demais componentes já estão na placa.

Nos próximos dias vou iniciar a montagem da ACI e posto fotos aqui. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário