quarta-feira, 22 de abril de 2020

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 9

Chegamos a 9a parte na montagem deste clássico e quase 7 anos se passaram deste então.

Claro que todo esse tempo não foi gasto somente na construção e nem na procura dos componentes difíceis, afinal tenho que dividir ele com meu trabalho e outros hobbys, porém cada etapa sempre é feita com muito prazer e satisfação. Creio que de todas, a parte dos componentes foi a mais difícil, como vocês acompanharam nas postagens mais antigas deste projeto.

Bom, nesta fase chegamos próximo ao final, e consiste na montagem dos componentes finais na placa mãe, testes, e por último, acondicionamento no case de acrílico que solicitei para este clássico.

Aproveitei o feriado ontem para fazer isso, e coloquei toda a parte do "processamento" na placa, além de um banco de memória. Isso se deve ao fato que o A1 pode funcionar com 1 ou 2 bancos de memória, mas para o teste inicial, apenas um pode ser inserido, e constatando o funcionamento, basta adicionar o segundo. Essa escolha de 1 ou 2 é feita através de jumpers na placa, escolhendo qual banco será utilizado.


Inserção dos componentes relacionados ao processamento (CPU, PIA, PROM, CI´s, etc)

Bancos de memória preenchidos com MK4027

Feito isto, é hora do teste de fogo. Conectar cabo no monitor, transformadores, e ver o resultado!
No primeiro teste ao ligar, o padrão deve ser o de _ e @. Depois disso, é necessário dar um "clear screen" através de um jumper entre pinos 12 e 16 do conector de teclado.

Tela ao ser ligado. Sem erros!!

Após a limpeza de tela, deve ser dado um pequeno reset. Tudo pode ser feito por jumper no conector do teclado. Uma vez feito, temos o computador apto a receber comandos e programas, seja através do teclado ou por carregamento via ACI.

Apple 1 pronto para receber comandos!

Tudo funcionou muito bem. Ainda preciso decidir sobre o teclado, pois para tornar tudo mais próximo do real, o correto seria adicionar um teclado de época (alguns do Apple 2 podem funcionar), mas existe um adaptador para utilizar teclados mais modernos PS2. Será decidido mais a frente.

Apple 1 completamente montado e com a ACI

Aproveitei para trocar os dois conectores da ACI para modelos mais próximos do original, sem o invólucro plástico.

ACI com novos conectores

Por último, solicitei a construção de dois acrílicos, um para acondicionar o computador e outro para o monitor. Creio que nos próximos dias estará disponível e dai sim darei por finalizado o projeto. Sim, ainda falta o teclado, gostaria de um original Apple 2, mas com o dólar a R$5,30 não sei quando isso será realizado.

Apple 1 finalizado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário