quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os 80!

As vezes me pergunto porque esta década deixou tanta saudade? O que afinal ela teve de tão diferente e porque sempre ficamos tão felizes quando relembramos passagens, objetos, filmes e músicas que estão relacionadas a este período?

Eu mesmo sou um entusiasta, tenho muitos objetos que vão desde a década de 70 até o final dos anos 90. As vezes penso que esse saudosismo é porque nasci em 1975 e vivi boa parte das três décadas na fase da infância e adolescência, mas eu já percebi que há mais por trás disso, pois mesmo pessoas mais novas, que nasceram por exemplo, na metade da década de 80 ou início de 90 tem uma nostalgia por este período que é incrível.

Talvez porque havia mais inocência e menos violência... ou porque as coisas eram mais simples... ou não havia tanta maldade e preocupações... as famílias eram mais unidas... as amizades mais fortes e duradouras... tinhamos uma verdadeira vida social e por último, parece que tinhamos mais tempo para tudo.

Mas o assunto deste post não é sobre isso, e sim sobre algumas coisas que deixaram lembrança, principalmente brinquedos e jogos. Deliciem-se e voltem ao passado por alguns momentos. Os que estão com foto fazem parte da minha coleção!!

Em matéria de carros e suas variáveis, existia muita opção, porém, com exceção dos de controle remoto, todos eram simples e tinham seus próprios "conceitos". Quem lembra do Aquamóvel, um Corcel II movido a água, ou então os bate e volta, que eram em sua essência Fuscas (inclusive o dos bombeiros), Fiat 147 e Monza. Na categoria movido a pilha (alguns com controle da direção, outros não), "Duro na Queda", Dragão, Jamanta, caminhão de bombeiros, ponte car, além das séries "Os Possantes" (com botões sobre a cabine para você direcionar ele e também ir para frente e para trás) e "Os Gigantões" (com uma vareta (espécie de joystick) para comandar).

Autocross - tinha motor movido a ar. Você pisava numa bombinha e ele saia correndo. Tinha também o Pé na Tábua.

Colossus - com rádio controle. Ganhei de um amigo. Outros modelos que também fizeram sucesso são Pégasus, Maximus e o Stratus.

Stratus - um dos primeiros com rádio controle.

Na parte de grandes desejos desta época, estão os conjuntos completos de trem, carros e motos. Apenas para relembrar os Ferroramas existiam modelos desde o XP100 até o XP500 que era o circuito mais completo, mas era muito caro. Os Autoramas da Estrela eram por série, conforme o piloto ou circuito. Nelson Piquet, Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi em várias pistas. Tinha o modelo "Tyco" que tenho na coleção, cujos carros eram menores mas a pista gigante, e ainda o modelo TCR da Trol. E o Motorama, que era menos divertido porque você tinha que dar corda nas motos, e elas sempre emperravam na pista.

Autorama - Mônaco - Ayrton Senna

Ferrorama XP-400 - "O primeiro trem elétrico automático fabricado no Brasil"

E no território dos jogos de tabuleiro?? São muitos... eu adorava o famoso Banco Imobiliário, que na versão atual tem até máquina de cartão de crédito!! Os de suspense também faziam sucesso, Detetive, Scotland Yard, Interpol (adoro este também). Outra série show era o jogo de estratégia WAR e seus sucessores - WAR II. Também não posso esquecer do Perfil, imagem e ação, cara a cara e o Jogo da Vida! E os mais simples, batalha naval, dominó, pega varetas e as famosas roletas! Lembro ainda dos que não eram de tabuleiro, como boca rica, pula pirata, jogo da operação (e dê-lhe luz vermelha no nariz acesa) e o famoso Pense Bem.
Pense Bem da Tec Toy - e os livros de atividades programadas

Banco Imobiliário - Eu sempre queria comprar o Morumbi

 War - "O jodo da estratégia"

Jogo da Vida - "Uma disputa emocionante em busca do sucesso"

Scotland Yard - desvendando crimes em Londres

Outros brinquedos que eu posso citar são o robô Artur, que fazia muito sucesso, mas era caríssimo, o Maxi Cargo e Leva e Trás, carrinhos que carregavam, transportavam e viajavam por uma pista, os forte apache e os inteligentes como Genius e Merlin, os quais tenho o prazer de ter um minha coleção em suas respectivas caixas. E os Aquaplay?? Basquete, Futebol, do Mickey... fazia aquela bagunça com a água, mas era muito divertido!

Genius - siga a sequência correta!

Merlin e seus muitos jogos! Adorava o jogo da velha!

Aquaplay - Basquete

E aqueles brinquedos que fizeram a revolução no Brasil principalmente a partir de 1983 e 1984?? Atari e Odyssey eram os mais comuns! Ainda lembro do meu pai chegando em casa com o Odyssey e seus maravilhosos jogos. Passávamos oras jogando Didi na Mina Encantada, o Senhor das Trevas, Fliperama e Come Come. Depois de um tempo tive um Atari da Polyvox e Enduro, River Raid, Hero e Megamania eram os mais jogados. O Atari você encontra para venda atualmente com uma pequena modificação (saída de vídeo) que permite ser utilizado em TV´s modernas - são consoles originais antigos, mas adaptados. Eu ganhei um deste modelo de um amigo. O da foto abaixo é mais antigo.

Atari Poyvox - modelo 2600

Odyssey da Philips - este não está na minha coleção (ainda!).

Meninas, infelizmente não tenho nada relacionado a bonecas e pelúcias na minha coleção, mas fiz uma pequena pesquisa pela internet, e também lembro de algumas que minha irmã tinha. Com certeza não será a lista mais bacana e talvez não sejam essas exatamente que fizeram mais sucesso, mas abaixo coloquei algumas com fotos retiradas da internet.

Boneca Quem me Quer

 Boneca da Barbie e o Ken - "Família Coração"

 Barbie e seus muitos objetos - dizem que a pior Barbie é a Advogada! rsrs

 Ursinhos Carinhosos

Bonecas da série Moranguinho

Boneco do Bozo - eu gostava do programa ein?!

Para finalizar, coloquei uma foto do Fofão. Eu assistia seus programas, mas o boneco realmente era e é assustador. Estes dias perambulando por Curitiba encontramos uma garagem de produtos antigos que fica no Bairro Bacacheri e lá estavam o boneco Bozo e o Fofão lado a lado na prateleira. A Nathália não perdeu tempo em fotografar, mas eu não fiz questão!! rsrs

 O Fofão te assusta?

 Bons tempos a década de 80. Tenho certeza de que essa lista é pequena perto de tantos outros brinquedos, jogos e brincadeiras que tinhamos na época. Nada de internet, nem brinquedos complexos, computador era coisa de gente grande e assim foi uma década feliz para quem viveu, tenho certeza. Muitos outros objetos, músicas e filmes também fizeram parte de nossas vidas, mas como dizia o Fofão no final do seu programa, "Isso é assunto para outro pôr do sol".

10 comentários:

  1. Muito legal esse post!!! Adorei!!! Posso até dizer que, eu e meus irmãos, tivemos todos esses brinquedos!!!
    Sem falar que passávamos a tarde "na rua" brincando, voltando somente no final da tarde para casa... E não lembro da minha mãe preocupada porque tínhamos "sumido". É uma pena que meus sobrinhos não terão essa infância gostosa e despreocupada como tivemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karla!! Realmente era muito diferente. As crianças hoje crescem em outro mundo, muito mais conectado e menos civilizado, mais on-line e menos presencial. Com raras exceções, não terão estes privilégios maravilhosos de uma infância mais divertida e agradável! Bjs

      Excluir
  2. Muito show seu blog, Brother! Vários destes brinquedos tivemos a sorte de ter não é mesmo? bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mana!!! Com certeza, esses e muitos outros!! E os computadores?? Se identificou com o 386 do outro post? Tem um 286 ainda esperando ser restaurado (seu primeiro "PC") e também CP400, MSX, Amiga... :-) Bjss!!

      Excluir
  3. tenho o banco imobiliario antigo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show não é? O Banco Imobiliário mais atual tem até cartão de crédito!! Já viu este modelo novo? Hehehe Quanto aos video games, lembro bem do Mega Drive, Master System, Atari, Odyssey e tantos outros que fizeram nossa alegria!! abraços

      Excluir
  4. também tenho 1 mega driver 3 ele funciona so q ja não tenho mais os cartuchos

    ResponderExcluir
  5. Olá! queria saber se vc está ursinha arco-íris está a venda? Gostaria muito de comprar.
    Obrigada!!! :*

    ResponderExcluir
  6. Olá. Infelizmente não está a venda. Esta é uma versão comprada nos EUA. Lá você encontra normalmente em lojas de brinquedos, e vem com um DVD com alguns desenhos. Abraços

    ResponderExcluir