quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hobby: o rádio em ondas curtas

No segundo post deste blog eu comentei sobre emissoras internacionais e do hobby mundial que existe em torno da escuta destas emissoras. Comentei ainda sobre "como o rádio ainda resiste nos dias de hoje com as facilidades da internet."

Bom, este hobby de escuta de emissoras internacionais é muito antigo, assim como o rádio. No passado quando os únicos meios de comunicação de massa eram o rádio e mais tarde a TV, os países investiam pesado para levar suas emissões além dos continentes, principalmente para seus imigrantes. Era a única forma de comunicação que estas pessoas tinham com seus países de origem.

Parque de Antenas da Rádio Canadá International

Vale lembrar que nessa época não existia transmissão via satélite, ou seja, para poder alcançar longas distâncias em tempo real, somente emissões via ondas de rádio. O espectro de frequências de emissão de rádio é muito amplo. Começa antes mesmo da faixa das emissoras em AM e vai muito além da faixa de celulares, satélites e as chamadas micro-ondas.



Para termos uma idéia geral do que estou falando, e para não ser muito técnico, rádios em AM transmitem entre 525 e 1700 "KHz". Rádios em FM usam a faixa entre 88 e 108 "MHz". Satélites utilizam faixas acima, na casa dos "gigahertz (GHz). A faixa que é utilizada para emissões de "ondas curtas" ou "short wave" estão entre os 1.800 e os 30.000 kHz -  e as bandas comercialmente utilizadas são 13 no total (veja abaixo). Portanto, as ondas curtas ficam logo acima do AM e bem abaixo do FM. Algumas bandas são melhores de ouvir durante o dia e outras durante a noite/madrugada. Cada uma das 13 faixas tem características próprias.

 Faixas de Frequências em Ondas Curtas

As ondas curtas tem uma qualidade muito interessante. Usam reflexões que ocorrem na ionosfera (ver foto abaixo) e retornam a terra, fazendo um verdadeiro vai e vem, alcançando longas distâncias (acima de 5, 10, 15 mil/km). As emissoras em FM e TV transmitem em linha reta, e portanto, somente tem alcance de acordo com a potência e a visibilidade da antena. As de AM são diferentes. Durante o dia são ouvidas localmente e a noite ganham características parecidas com as de ondas curtas, percorrendo distâncias maiores - mas não iguais as OC.


Bom, esse contexto foi necessário para explicar que no passado as emissoras utilizavam esta faixa de OC/SW para atingir vários países do globo, principalmente para seus públicos alvo, que eram em sua maioria imigrantes. Com isso, a atividade do radio-escuta ou dexista (quem escuta emissoras de longa distância) vinha da questão de comunicar estas emissoras (via carta) de como seu sinal era recebido em seus locais de residência, e com isso, permitir que os técnicos ajustassem os melhores horários, frequências e direcionamento das antenas. As emissões aconteciam e acontecem em vários idiomas diferentes, mas praticamente todas elas tem ao menos uma emissão em inglês e algumas ainda tem os serviços internacionais em português disponíveis (Ex. Voz da Rússia).

Como forma de agradecer pelo informe de recepção ou carta recebida dos ouvintes, estas emissoras enviavam cartões com os detalhes do que havia sido ouvido, chamado de cartão QSL. Estes cartões são altamente colecionáveis, e dai vem toda a graça do hobby, pois cada emissora que tem este tipo de confirmação utiliza cartões personalizados, alguns com imagens de pontos turísticos, outros com detalhes regionais e figuras que representam suas culturas.

Cartão QSL da Rádio Sófia - Bulgária


Para quem já está no hobby a mais tempo, o divertido e prazeroso é conseguir escutar emissoras de longa distância, ou emissoras com transmissores fracos ou de países difíceis (da África e Ásia por exemplo), e isso inclui muita técnica, bons receptores, antenas, tempo e diversos fatores, inclusive metereológicos e de manchas solares, que influenciam totalmente a escuta. Mas isso não é uma regra. Existem escutas também na faixa de AM, FM e mesmo outras diferentes, e ainda recepção de emissoras ou serviços não direcionados ao público em geral (aviões, navios, estações base e até radioamadores). Enfim, existem dexistas que atuam em diversos segmentos diferentes e se especializam em determinado tipo de escuta.

Cartão QSL da Rádio Voz da Grécia

Alguns clubes fazem concursos para por exemplo, verificar num determinado espaço de tempo, quantos países diferentes você consegue confirmar, ou então, uma escuta especial de emissoras que só transmitem em poucos períodos de horário ou dias do ano. Para quem consegue atingir os objetivos são fornecidos diplomas ou prêmios relacionados ao hobby.

Rádio Congo - Brazzaville

Enfim, é um lazer muito interessante e que apesar de não ter se desenvolvido nos últimos tempos, em boa parte pelo advento da internet e tv´s via satélite, ainda é muito divertido e prazeroso, principalmente pelo fato de receber correspondência em seu modo mais tradicional: via Correio. Algumas já fazem uso da internet para responder, outras tem suas transmissões também via internet, e outras, já saíram do ar por não ter mais verbas, uma vez que alguns governos acham desnecessário este tipo de emissão.


O fato é que o rádio, esse centenário, ainda tem seu público cativo e muito espaço em pleno advento da internet. Basta imaginar que em muitos locais do nosso país não existe outra forma de comunicação a não ser essa, seja pelo fator custo (para quem recebe as emissões), ou distância ou ainda facilidade de receber os sinais. Em alguns locais, o isolamento é tão grande que somente as ondas curtas chegam no dial dos rádios.

Se você tem em casa algum aparelho 3x1, rádio antigo (principalmente os valvulados) ou algum outro tipo de aparelho com a faixa "SW" ou "OC" significa que pode experimentar e ouvir algumas destas emissoras. Basta usar um simples pedaço de fio esticado de 4 ou 5 mts conectado no local da antena, colocar na faixa certa, e sintonizar. Você poderá ouvir emissões em vários idiomas diferentes e de muitos países distintos, inclusive várias emissoras do Brasil. Se este fio puder ficar em um local fora de casa e em local mais elevado, a recepção será melhor, pois paredes de alvenaria reduzem a força do sinal recebido.

Dial de rádio com as faixas de "SW"

Num próximo post coloco sobre aparelhos simples que permitem estas escutas, ou para aqueles que ficaram mais curiosos, enviem mensagem que será um prazer ajudá-los. Uma outra forma de matar a curiosidade, é acessar um rádio on line que pode sintonizar todo o espectro de frequências.



Abaixo uma pequena relação com os links das emissões ao vivo, para quem quiser experimentar via internet (alguns são gravações de programas que já foram ao ar no dia anterior). Não recomendo! No modo tradicional é muito mais gostoso - rádio e antena na mão :-) ! Boas escutas!!

Rádio RFI -França
Site: http://www.portugues.rfi.fr/
Áudio: http://www.portugues.rfi.fr/aef_player_popup/rfi_player#

Rádio Voz da Rússia - Rússia
Site: http://portuguese.ruvr.ru/
Áudio: http://portuguese.ruvr.ru/play/

Rádio Voz da América - EUA
Site: www.voaportugues.com
Áudio: http://www.voaportugues.com/audio/audio/177458.html


Rádio HCJB - Equador
Site: http://www.hcjb.com.br
Áudio: http://www.hcjb.com.br/oucaaqui.php

* Algumas das fotos foram retiradas de sites da internet ou das próprias emissoras citadas.

2 comentários: