sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 8 - ACI

A "ACI" ou Apple Cassete Interface nada mais é do que uma placa adaptadora para você conectar um cassete recorder e poder ler os programas que eram armazenados em fita.

Esse era o meio mais barato na época (fitas cassetes) para armazenar dados em computadores antigos. O disquete já existia, mas os drives eram caríssimos, e HD era algo utilizado somente por servidores em grandes empresas.

Assim, eles desenvolveram esta placa para ligar o Apple 1 a um cassete recorder e poder ler e gravar dados e programas.

Eu comprei este placa do Corey - que me ajudou no grupo Apple Fritter com a solução do problema que estava tendo ao iniciar o A1. Esta era a última placa que ele tinha, e após negociarmos preço e envio, recebi até rápido (cerca de 15 dias).

Placa ACI sem componentes

Placa ACI sem componentes
Esta placa é enviada pronta para receber os componentes, que são comuns (alguns resistores, dois transistores, 3 TTL´s, etc., mas também utilizam PROM´s que o Corey enviou junto no pacote.

Iniciei com a soldagem dos soquetes e em 10 minutos a primeira fase estava pronta, e também aproveitei para soldar demais componentes e deixar tudo pronto. Só ficou faltando um TTL - 7410 ou 74LS10 que eu não tinha, mas já encomendei.

Placa com os soquete soldados

Verso da placa com a solda dos soquetes
 Abaixo fotos da placa montada com todos os componentes (faltando inserir os CI´s).

Sobre os conectores de áudio (2) não é fácil de encontrar um modelo próximo do original, que era aberto e com os conectores expostos. Então adquiri estes que aparecem abaixo e olhando a placa pelo lado dos componentes ficou bacana.

Placa com os componentes soldados - Faltam inserir os CI´s
Olhando pela parte de baixo, este tipo mais moderno é fechado com um invólucro plástico que dá sustentação. Resolvi deixar assim, e se encontrar mais adiante modelos mais próximos dos originais eu substituo.

Estes conectores você liga plug´s em cada um e conecta no gravador de cassete, sendo um na entrada (microfone) e outro na saída de fone. Com isso você consegue ler e gravar diretamente na fita cassete.

Atualmente você pode ler até de um Ipod / Iphone utilizando um cabo e um programinha que emula um gravador cassete. Super prático. Quando testar quero ver se consigo fazer rodar e posto aqui como funciona.

Detalhe dos conectores de áudio

Mais uma fase concluída, e depois adiciono uma foto de tudo montado. Os CI´s de memória do A1 ainda nem chegaram ao Brasil, e estou no aguardo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário