quarta-feira, 22 de abril de 2020

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 9

Chegamos a 9a parte na montagem deste clássico e quase 7 anos se passaram deste então.

Claro que todo esse tempo não foi gasto somente na construção e nem na procura dos componentes difíceis, afinal tenho que dividir ele com meu trabalho e outros hobbys, porém cada etapa sempre é feita com muito prazer e satisfação. Creio que de todas, a parte dos componentes foi a mais difícil, como vocês acompanharam nas postagens mais antigas deste projeto.

Bom, nesta fase chegamos próximo ao final, e consiste na montagem dos componentes finais na placa mãe, testes, e por último, acondicionamento no case de acrílico que solicitei para este clássico.

Aproveitei o feriado ontem para fazer isso, e coloquei toda a parte do "processamento" na placa, além de um banco de memória. Isso se deve ao fato que o A1 pode funcionar com 1 ou 2 bancos de memória, mas para o teste inicial, apenas um pode ser inserido, e constatando o funcionamento, basta adicionar o segundo. Essa escolha de 1 ou 2 é feita através de jumpers na placa, escolhendo qual banco será utilizado.


Inserção dos componentes relacionados ao processamento (CPU, PIA, PROM, CI´s, etc)

Bancos de memória preenchidos com MK4027

Feito isto, é hora do teste de fogo. Conectar cabo no monitor, transformadores, e ver o resultado!
No primeiro teste ao ligar, o padrão deve ser o de _ e @. Depois disso, é necessário dar um "clear screen" através de um jumper entre pinos 12 e 16 do conector de teclado.

Tela ao ser ligado. Sem erros!!

Após a limpeza de tela, deve ser dado um pequeno reset. Tudo pode ser feito por jumper no conector do teclado. Uma vez feito, temos o computador apto a receber comandos e programas, seja através do teclado ou por carregamento via ACI.

Apple 1 pronto para receber comandos!

Tudo funcionou muito bem. Ainda preciso decidir sobre o teclado, pois para tornar tudo mais próximo do real, o correto seria adicionar um teclado de época (alguns do Apple 2 podem funcionar), mas existe um adaptador para utilizar teclados mais modernos PS2. Será decidido mais a frente.

Apple 1 completamente montado e com a ACI

Aproveitei para trocar os dois conectores da ACI para modelos mais próximos do original, sem o invólucro plástico.

ACI com novos conectores

Por último, solicitei a construção de dois acrílicos, um para acondicionar o computador e outro para o monitor. Creio que nos próximos dias estará disponível e dai sim darei por finalizado o projeto. Sim, ainda falta o teclado, gostaria de um original Apple 2, mas com o dólar a R$5,30 não sei quando isso será realizado.

Apple 1 finalizado!


Um comentário:

  1. This sort of runner system does create a Space Heaters lot of waste each cycle, however it's easy to grind up the discarded runners to recycle and reuse them. Unfortunately, this provides steps to your manufacturing process, so manufacturing could also be} lengthened by this. It is essential to note that cold runner techniques are easier to wash and maintain for simple color and material changing. Additionally, design adjustments are easier to include end result of|as a end result of} runner and gate positions may be changed faster than those of a hot runner system.

    ResponderExcluir