sábado, 29 de agosto de 2020

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 10

Estas últimas fases me consumiram muito tempo, dinheiro e paciência!

Achei que seria a parte mais fácil do projeto, porém não foi a realidade. A parte dos cases de acrílico até que foi... Fiz o modelo em cartolina, achei uma empresa que fazia o material, investi uma boa quantidade de dinheiro e foi resolvido.

O acabamento ficou bem legal, comprei parafusos, isoladores sob medida e mais alguns fixadores para organizar os fios, e fui montando as partes. Estou colocando algumas fotos apenas para ilustrar o trabalho, mas em breve colocarei os arquivos finais mais detalhado.

Visão Geral do Apple 1 - Dentro do case de acrílico


Resolvi adicionar um transformador para gerar 12V e alimentar dois coolers (e monitor automotivo), um de cada lado, para deixar o Apple 1 mais "frio" durante a operação, uma vez que os dissipadores da seção de 5V acabam esquentando bem. 

Mas a parte que mais me deu dor de cabeça foi justamente o monitor. Eu havia testado previamente num monitor convencional LCD da LG, que uso em equipamentos antigos por ter entradas RCA, RF, RGB, etc. Sempre funcionou perfeitamente, desde os primórdios dos testes do A1 sempre usei este. Então pensei que qualquer monitor com entrada RCA funcionaria bem.

Transformador Adicional ao fundo - junto ao Led

Então minha primeira escolha foi por um monitor destes automotivos, usados em câmeras de ré e DVDs. Comprei um bacana alimentado por 12V (e aproveitando o mesmo transformador adicional para os coolers), mandei fazer uma case de acrílico para encaixar e tornar o conjunto A1 + Monitor harmonioso. Para minha surpresa, não funcionou! Sempre tela preta. Achei que podia ser defeito, mas quando testava num aparelho de DVD, a imagem saia perfeita.

Imaginei que poderia ser sinal com baixo nível de voltagem gerado pelo Apple 1. Resolvi comprar um amplificador de sinal também automotivo 12V (após ter tentado com um modelo home made utilizando transistores simples, mas sem sucesso). Também não funcionou. Tela preta.

Monitor Automotivo - Não funcionou

Procurando no Mercado Livre achei um monitor (12V) utilizado para câmeras de segurança. Por incrível que pareça, um modelo de tubo (raro) fabricado na China. Após a chegada do mesmo, fui rapidamente testar. Funcionou, saiu imagem mas ela não estabilizava na tela. Ficava correndo, mesmo após ajustar o vertical/horizontal do mesmo. Abri ele, tentei todas as regulagens internas, mas nada feito.

Até consegui uma estabilidade, porém a imagem ficava torta e não dava para ver corretamente. Não teve jeito! Lá fui eu mais uma vez atrás de alguma TV de época, que não fosse tão grande, e pior, que tivesse entrada RCA (para não ter que usar mais um conversor de RCA para RF), o que na época era muito raro, uma vez que mesmo os video-games antigos utilizavam o RF (canal 3 ou 4) para gerar imagem/som.

Monitor Câmera de Segurança - de tubo! Não funcionou 

Lembrei que tive uma TV no passado, preto e branco, que tinha RF + RCA. Era da Philco. Após algumas pesquisas no Mercado Livre, encontrei algumas opções. Umas caras, outras que o vendedor não dava garantia de funcionamento do RCA, outras que estavam em mal estado, até que encontrei uma em SP com bom preço e melhor, a pessoa usava uma câmera de segurança nela.

Entrada RCA / RF abaixo

Bingo! Chegou, estava bem suja, mas num teste inicial já obtive a imagem correta!! Finalmente!!! Dei uma geral na TV, desmontando todas as partes e fazendo uma boa limpeza/lavagem e ficou em ótimo estado. Fotos em breve.

TV Philco - Apple 1 funcionando

TV Philco - Apple 1 funcionando

Como disse no começo desta postagem, foram várias aquisições, espera, testes até chegar no item que funcionou legal. Gastei um bom dinheiro no acrílico para o monitor automotivo, fiz toda a fiação para no fim descobrir que ele não funciona com aparelhos antigos. Fiz um amplificador de sinais.. nada! Comprei um amplificador profissional automotivo, também não funcionou.

Adquiri o monitorzinho de tubo, parecia que seria perfeito (até pelo tamanho) e a decepção foi grande. Talvez seja pela geração da imagem em preto e branco, talvez pelo nível do sinal, mas no fim fiquei satisfeito pela TV Philco com entrada RCA ter funcionado bem. 

Claro que o monitor no case de acrílico teria ficado muito legal, mas paciência. Temos que respeitar as tecnologias. São de épocas bem distintas e nem sempre serão compatíveis. No próximo post fotos do Appe1 finalizado!!!


6 comentários:

  1. Opa! Muito obrigado amigo.. hehehehe. Foi mesmo, uma verdadeira maratona. Já finalizei ele, agora preciso de um tempo para postar fotos. Mesma coisa com os Transglobes.. preciso continuar a contar a história. Abraços

    ResponderExcluir
  2. estou querendo fazer o meu proprio, onde conseguiu o programa que vai nas proms?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, veio junto com a placa principal. Foi comprado nos EUA lá nos idos de 2012.

      Excluir
  3. Cara que legal! E não acredito que vc seja de Goiânia assim como eu!
    Eu também estou finalizando a minha réplica e tenho um grupo de Apple-1 no FB que tem inclusive membros com placas originais. Poderia me adicionar no Whatsapp para manter contato e trocar experiências? 92216459

    ResponderExcluir
  4. Opa! Obrigado. Sou Paranaense, mas moro em GYN há 7 anos. Mande o link do seu grupo no FB, dai entro em contato por lá. Abçs

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/groups/2340248572741025
    ou procure por Apple-1 Enthusiasts
    T+

    ResponderExcluir