sábado, 21 de dezembro de 2013

Construindo um clássico!! Apple 1 - Parte 2

Seguindo com a construção do clássico Apple1, soldei todos os soquetes dos circuitos integrados na placa mãe. Dá bastante trabalho, pois é necessário fazer uma solda que fique perfeita em tamanho e em qualidade. Portanto, sem pressa, fui soldando um a um os 59 soquetes que compõe esta montagem. Lembrando que cada soquete tem números de pinos entre 8 e 40, e no total foram 976 soldas!

Soldagem dos soquetes

 Não adianta tentar fazer isso num único dia, pois a visão começa a ficar cansada, e de tanto você focar em cada ponto, acaba trazendo um pouco de mal estar para quem não está acostumado. Recomendo soldar no máximo 10 a 12 soquetes por dia, justamente para manter a qualidade necessária e evitar falhas (e claro, construir sem pressa pois qualquer erro pode comprometer o projeto).

Até aqui sem problemas quanto aos componentes. São simples soquetes torneados que podem ser encontrados em lojas de eletrônica, mesmo em cidades menores.

Todos os 59 soquetes ok!

O próximo passo foi soldar os diodos. São 12 no total, e para estes, infelizmente tive que usar substitutos, pois os originais são difíceis de ser encontrados, e quando são, custam caro, pois são raros.

Para os MR500 ou A14F, usei como substituto direto os 1N5404, que eu tinha de estoque antigo, porém mesmo os mais atuais como 1N5407 podem ser utilizados sem problemas, já que a única função é retificar a energia alternada dos transformadores.

Diodos utilizados no Apple 1 - 1N914, 1N4007 e 1N5404

Para os 1N4001, com a mesma função acima, ainda são encontrados em algumas eletrônicas, porém os mais fáceis de comprar são os 1N4004 ou 1N4007. Utilizei estes últimos sem problema de compatibilidade.

Por último, no projeto também vão quatro diodos 1N914, que não encontrei em nenhuma eletrônica que atende via internet e nas lojas de Curitiba. Para estes, usei os 1N4148 que serviram perfeitamente, inclusive quanto ao tamanho que ocupam na placa.

Diodos soldados na placa

E assim termino mais uma fase desta montagem. Mais informações sobre o projeto podem ser conseguidas, em inglês, neste site: http://www.willegal.net onde esta disponível um manual para montagem e acompanhamento, inclusive com a lista dos componentes utilizados (os originais, pois os substitutos somente pesquisando, e muito, na web): http://www.willegal.net/appleii/A1-assembly-v1.1.pdf .

Pouco a pouco o Apple 1 toma vida!


2 comentários: