segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Video-Games Antigos - Odyssey 2

Eu sou um entusiasta de video-games há muito tempo... não tão ativo atualmente, mas quando possível, me divirto bastante. O primeiro console que tive acesso foi um Odyssey 2 "O Video-Game da Philips", lá nos idos da década de 80, e lembro muito bem quando nossos pais chegaram em casa com a caixa gigante!! Era um mundo de possibilidades que se abria, e foi uma alegria muito grande o tempo que passávamos jogando.


Era uma outra época, onde os jogos eram muito simples (nesse console, ocupavam entre 4 e 8 kb cada jogo), e o manual e caixa eram elaborados para dar a você aquela vontade de jogar, pois eram cheio de desenhos e textos incríveis. Os jogos em si eram bem rudimentares e simples, mas eram muito divertidos e rendiam várias horas de alegria, principalmente para a época.

O console foi produzido pela Philips no Brasil, mas no exterior ficava a cargo da Magnavox. Teve alguns antecessores na década de 70 como o Intellivision 1 e Intellivision 2, até chegar no modelo que fez bastante sucesso em nosso país, mas ainda assim, atrás da plataforma do Atari, que lançou milhares de jogos e acabou se tornando muito mais popular.


Um dos primeiros cartuchos que lembro era um que tinha, pasmem, 03 jogos: Fórmula 1, Interlagos e Criptologic!! Depois vieram vários outros, como Didi na Mina Encantada, Senhor das Trevas, Come-Come, Fliperama, Abelhas Assassinas, Q-Bert e tantos outros. Naquela época tínhamos que aproveitar ao máximo cada cartucho, pois eles custavam caro e a quantidade era limitada.  Portanto, sempre que vinha uma data festiva, ficava pesquisando qual seria o próximo que eu ia pedir!


Bons tempos! Jogávamos ouvindo músicas dos anos 80, embalados pelos sons "maravilhosos" dos jogos (que não passavam de nove ou dez notas musicais a cada cartucho), e curtíamos cada "batalha" vencida! Usávamos TV´s de tubo sintonizadas no canal 3 ou 4, e sempre haviam chiados ou mal contato, que apesar de tornar a imagem ruim, não era empecilho para a diversão.




Os video-games nessa época vinham com 2 controles, o que incentivava a jogabilidade entre duas ou mais pessoas. Ele era um aparelho que reunia pessoas, infelizmente, ao contrário de hoje, onde vemos as pessoas isoladas para curtir seus jogos, ou quando há uma interação, essa acontece via internet, sem "contato físico".

Odyssey 2 e seus dois controles!
Claro que é incomparável o que temos hoje em matéria de qualidade gráfica, sons Surround em 5 canais, imagens perfeitas, controles com muitos comandos e uma semelhança com a realidade que impressiona. Isso sem falar na jogabilidade, conectividade e possibilidade de jogar sem enroscar nos fios que ficavam espalhados pela casa, mas há algo de muito nostálgico nos jogos antigos (alguém sabe explicar?) que dificilmente algum console atual vai conseguir atingir.



Exemplo? Um dos jogos mais baixados/jogados atualmente, o Candy Crush, utilizado por milhares de pessoas em seus celulares, tablets e Facebook, é extremamente simples quando falamos do jogo em si. Tem vários gráficos, historinhas, mas na hora de jogar são partes encaixadas que vão lhe rendendo pontos e passando de fase (já me falaram que chega a 500). Semelhança com o antigo Tetris e jogos do gênero?

Jogo Candy Crush - Para Android , iOS, Facebook, etc.
Assim como o Odyssey, outras plataformas fizeram a alegria da criançada na década de 80, como o Atari 2600 (e suas muitas variáveis nacionais - Dactar, Dynavision, CCE, Gradiente, Polivox, etc.) o qual tive o prazer de jogar por muito tempo, e mais adiante na década de 90 os Nintendo, Master System, Super Nintendo, Mega drive, e etc. (todos assuntos futuros do blog!).

Atari - Polivox

Super Game - CCE
 Atualmente tenho em minha coleção um Odyssey 2 com funcionamento perfeito, o qual fiz uma pequena alteração para ligar na entrada de vídeo da TV, deixando a imagem sem interferências. Tenho muitos cartuchos, principalmente os que tive acesso na infância, e também o jogo "Em Busca dos Anéis Perdidos" que mistura um tabuleiro físico e pequenas peças com o jogo eletrônico do cartucho (na época era uma revolução). Tenho  também alguns precursores mais antigos do mesmo, como o Intellivision II. Este último sendo restaurado.  Para quem quer mais informações, esse Blog traz muita coisa bacana sobre o console: http://odysseybrasil.blogspot.com.br/


7 comentários:

  1. Vamos procurar os anéis??? ahahahha...let's play in the old way.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!! Vamos jogar final de semana.. old style!! ;-)

      Excluir
  2. Putz... eu tinha um Odyssey!!! Saudades... Senhor das Trevas era um dos jogos que eu mais gostava... hehehe... parece que foi ontem...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe... show mesmo!!! Senhor das Trevas e Didi eram os mais jogados em casa!! Mas um que não citei, e estava entre os meus preferidos, era o Super Cobra!!! ;-))

      Excluir
  3. Opa, tu possui o jogo?? teria também o mapa? ficaria extremamente agradecido se conseguir uma boa scam dele, até a ponto de compra-lo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo! Possuo sim, e o mapa está em ótimo estado. Posso conseguir o scan para você, porém estou de férias e viajando. Daqui uns 20 dias retorno para casa e dai posso te enviar, ok? Abraços

      Excluir
  4. estou no aguardo stanger! muito obrigado!

    ResponderExcluir