segunda-feira, 8 de julho de 2019

Rádios Philco Transglobe - B-459

Philco Transglobe - B-459

Estarei nas próximas postagens atualizando e colocando informações sobre a linha de Rádios Transglobe da Philco, produzidos no Brasil entre as décadas de 50-80, sendo um dos aparelhos mais amados de todos os brasileiros.

Philco Transglobe II ou B-459

São de uma época onde as ondas curtas e AM dominavam o mundo, e como tinham "alcance mundial" sempre foram objetos de desejo pelos amantes do rádio. A construção sempre foi robusta e os primeiros são tidos como rádios de mesa, apesar das últimas versões terem um apelo mais portátil (mesmo com peso acima dos 5 kg).

Seus circuitos são relativamente simples e sem muitos recursos ou complexidades. Talvez por isso caíram no gosto de seus usuários, pois eram robustos e facilmente reparados pelos técnicos da época. Os primeiros utilizavam transistores de germânio e posteriormente foram sendo substituídos pelos de silício.

Philco Transglobe - Detalhe do logo

Uma parte da história, do que se tem conhecimento, com a linha Transglobe iniciou na década de 50 com os modelos B-457, B-458, B-466 e B-467 como também pode ser visto no site de um dos maiores colecionadores deste modelo (Michel Viani - site www.transglobe.com.br).

Estes modelos tinham caixa de madeira e eram muito robustos. Posteriormente temos o modelo B-459 (final da década de 50), também conhecido como Transglobe II e é sobre este modelo que iremos falar hoje.

Detalhe da tampa frontal onde fica preso o manual

Tive oportunidade de ter dois modelos do B-459, um com acabamento preto (mais comum) e o outro com acabamento bege (mais raro).

O rádio possui 6 faixas de onda:
  1. Ondas Médias (AM)                  540 a 1.600 kHz
  2. Ondas Tropicais                      2.300 a 7.200 kHz
  3. Ondas Curtas                          7.200 a 22.000 kHz
  4. Faixa Ampliada 31 mts          9.400 a 10.000 kHz
  5. Faixa Ampliada 25 mts        11.400 a 12.700 kHz
  6. Faixa Ampliada 19-16 mts   15.000 a 18.000 kHz
6 Faixas de Onda e detalhes dos botões

Este modelo usa 8 transistores de germânio PNP num circuito super-heterodino bastante comum para a época e empregado por outras fabricantes, como a Zenith com seus Trans-Oceanic. Abaixo deixo um link com o manual de serviço do mesmo, que infelizmente muitas pessoas comercializam, mesmo estando disponível na internet.

Manual de Serviço do B-459

O rádio tem uma tampa frontal que pode (e deve) ser removida durante as escutas. Na parte traseira a tampa também pode ser aberta, onde se tem acesso ao compartimento de pilhas (utiliza 6 grandes - 9V) e também tem a entrada de antena, inclusive o modelo "roto-antena" que é um sistema de fio que pode ser desenrolado permitindo uma melhor recepção das ondas curtas.

Detalhe da roto antena, suporte de pilhas e parte interna

Também temos acesso ao terminal de aterramento e chave para escolher qual antena será usada. O rádio tem antena telescópica de 8 segmentos (muito robusta) e para a faixa de ondas médias o rádio utiliza uma ferrite interna que proporciona ótimas escutas.

O som é agradável e é reproduzido num alto-falante de 6 polegadas. Na parte frontal também ficam os controles de liga-desliga/volume, de tom (graves/agudos), troca de faixa e de sintonia.

Vista Traseira Interna - antena de ferrite na parte superior e telescópica na lateral esquerda

O dial é grande assim como o ponteiro, e nele tem nomes de várias cidades, uma prática comum na época dos rádios de ondas curtas para facilitar a procura pelas emissoras e fazer valer a pena o nome "Transglobe".

Detalhe do dial com os nomes de cidades

As fotos são do meu B-459 que está sem a alça superior que "facilitava seu carregamento". Dentro do rádio ainda temos uma etiqueta onde podem ser anotados o nome do proprietário, outra prática comum em rádios da época.

Detalhe da Etiqueta de propriedade e da parte interna. Os componentes ficam na parte de baixo do chassi.
Na próxima postagem estaremos falando de outros modelos de Transglobe, como o B-470 precursor da série que tornou famoso o estilo de rádio portátil na época.

9 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um rádio desse modelo preto, porém, um dos knobs está quebrado. Estou à procura de um para reposição. Se souber de algum, por favor me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Esse é difícil amigo. Knob é bem estiloso e difícil de encontrar. Abçs

      Excluir
    2. Tem no mercado livre amigo. Eu também estou precisando de um

      Excluir
  3. Eu tenho um bege.
    Estou vendendo por 200 reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Se estiver anunciado na OLX ou Mercado Livre, me envie o link. Abraços

      Excluir
  4. Qual o valor de um mod B458 philco transglobe?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 1 rádio, mas o acabamento é preto, funcionando. Interessados 37...991558775

    ResponderExcluir